Mapeamento Social da Região de Fronteira Trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai

O que éObjetivoMetodologiaMapaContato

O projeto “Mapeamento Social da Região de Fronteira Trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai” foi concebido na Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), em 2014. Trata-se do processo de construção de um mapa a partir de informações levantadas junto a atores que operam na sociedade – grupos, coletivos, movimentos sociais, organizações não-governamentais, entre outros – por meio das quais busca-se saber quem são, como se constituem e de que maneira atuam. Em suma, procura-se compreender como ocorrem suas interações com/no espaço da fronteira trinacional. A proposta segue uma linha que é, ao mesmo tempo, dialógica, reflexiva e prática, e visa a sugerir formas para uma atuação conjunta. Com o mapa, busca-se o desenvolvimento de mecanismos e a construção de pontes entre universidade e comunidade, conforme os princípios e diretrizes sobre os quais se baseia a política de extensão universitária da UNILA.

O conceito de atores sociais está articulado com os debates da sociologia contemporânea a respeito da capacidade de agência (agency) e intervenção. Atores podem ser grupos ou, até mesmo, indivíduos, que caracterizam-se, fundamentalmente, por seu desejo e prática de atuação no espaço público em defesa de direitos culturais, políticos e sociais. Esse foi o recorte conceitual utilizado para realizar o mapeamento, no qual, em um primeiro momento, optou-se por priorizar aqueles cuja atuação estivesse de acordo com a promoção e defesa dos direitos humanos. Tal escolha se deu a partir do entendimento de que a UNILA se constitui em uma universidade aberta ao diálogo, sensível a questões e demandas sociais, reconhecedora da pluralidade de saberes e atores que formam a mesma sociedade em que está inserida.

Construir novas bases de integração da UNILA ao seu espaço social local, especialmente por meio da visibilização, para a comunidade acadêmica, das atividades desenvolvidas pelos atores sociais constituídos no espaço fronteiriço. Com a elaboração do mapa, almeja-se facilitar o estabelecimento de parcerias e a criação de redes de contatos e ações entre universidade e atores.

Consiste em identificar atores sociais que operam no espaço fronteiriço trinacional composto por Argentina, Brasil e Paraguai, com os quais são realizadas reuniões para apresentação do projeto e levantamento de informações básicas, tais como nome, atividades desenvolvidas, público-alvo, local de atuação, entre outras. O levantamento se dá por meio de entrevista e do preenchimento de um formulário elaborado para esse fim. As informações prestadas são sistematizadas e estruturadas em um banco de dados, que serve de base para a elaboração do mapa.

Para visualizar a localização dos atores sociais mapeados, acesse:

Mapa de Atores Sociais da Região de Fronteira Trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai

UNILA – UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA

PROEX – Pró-Reitoria de Extensão

DISSUTEC – Departamento de Inclusão Social, Sustentabilidade e Tecnologias

CONTATO: +55 45 3522-9950 | E-MAIL: dissutec@unila.edu.br