I - O que é?
Trata-se de um projeto de extensão cujo objetivo é oferecer atendimento psicológico às pessoas LGBTQIAP+, pretas e pardas, indígenas, refugiadas e/ou imigrantes e, assim, contribuir para o combate dos efeitos das diversas formas de discriminação e preconceito que incidem sobre estes segmentos da população e que geram sofrimento psíquico.
II - O que oferecemos?
– Suporte psicológico e emocional;
– Orientação psicológica;
– Psicoterapia breve individual.
III - Por que um projeto assim?
O estigma, o preconceito e a discriminação em razão da orientação sexual, da identidade de gênero, da raça/cor, da etnia, da classe social, da idade e da capacidade etc. são fatores geradores de sofrimento psíquico. Através deste projeto, buscamos promover saúde numa perspectiva psicossocial sensível às diversas dinâmicas sociais que impactam os processos de adoecimento e do bem-estar social.
IV - Quem pode participar?
O projeto visa a atender pessoas LGBTQIAP+, pessoas pretas e pardas, indígenas, refugiados/as e/ou imigrantes de baixa renda. O serviço é ofertado apenas para pessoas com idade igual ou superior a dezoito anos.
V - Os atendimentos são gratuitos?
Os serviços prestados pelo projeto são inteiramente gratuitos e seguem os parâmetros estabelecidos pelo Código de Ética da Psicologia. O número de sessões pode variar de uma a doze a depender da demanda; eventualmente, o número de sessões pode ser aumentado. Cada sessão dura aproximadamente cinquenta minutos e ocorre uma vez por semana.
VI - Como me inscrever para receber atendimento?
Para participar do projeto, é preciso ler atentamente todas as informações contidas nesse formulário (https://forms.gle/Vqc6RteH2sKr69jZA), preenchê-lo e enviá-lo. Depois do envio, o coordenador entrará em contato para marcar entrevista inicial de triagem, confirmar os dados cadastrais, acolher a demanda e dar início aos atendimentos, conforme o caso.
VII - Estou com dúvidas. E agora?
Envie sua dúvida para o WhatsApp do projeto (+55 45) 98814-7063 e aguarde a resposta. Você também pode usar este número para fazer sugestões.
VIII - Ao se inscrever, o/a interessado/a declara ciência de que:
– O preenchimento do formulário não garante atendimento, pois o atendimento só será realizado se a demanda estiver dentro do escopo da proposta do projeto e se houver condições técnicas e materiais para tanto.
– Os atendimentos acontecem por ordem de inscrição; por isso, o início imediato de atendimento ou a necessidade de espera dependerá do fluxo de pessoas interessadas em atendimento. Além disso, o projeto se reserva o direito de estabelecer prioridades diante das características das demandas.
– Duas faltas seguidas ou intercaladas às sessões implicarão a interrupção do atendimento, ficando a pessoa sujeita à espera de nova vaga.
– O projeto não assume qualquer ônus financeiro que, porventura, a pessoa interessada venha a ter em decorrência de sua participação.