O projeto tem como objetivo apresentar a contribuição dos estudos das relações étnico-raciais no Brasil a estudantes dos cursos de psicologia e/ou a profissionais formados, discutindo o racismo e seus efeitos psicossociais na vida da população negra com vistas ao fortalecimento da perspectiva da integralidade, da universalidade e da equidade em saúde a partir do ponto de vista das lutas e dos estudos antirracistas.
A oficina é estruturada em torno de três eixos:
Eixo I. Fundamentos teórico-conceituais das relações étnico-raciais e de sua relação com a saúde
- Conteúdo: A construção social e histórica das relações raciais. O racismo e seu efeito na estruturação psíquica de negros (e brancos). A construção social e psíquica da branquitude e da negritude. Racismo e seus impactos na saúde.
Eixo II. Fundamentos jurídico-legais de atuação do psicólogo em relação ao preconceito e à discriminação racial
- Conteúdo: Declaração Universal dos Direito Humanos. Código de Ética do Psicólogo. Resolução 18/2002, do Conselho Federal de Psicologia. Relações raciais: referências técnicas para atuação de psicólogas/os, do Conselho Federal de Psicologia.
Eixo III. Discussão prática de caso.
- Conteúdo: Aplicação do conteúdo dos eixos I e II em situações da psicologia clínica, da educação, organizacional e do trabalho, social e comunitária etc.