Plantação de mudas de árvores nativas e recuperação de nascente no Parque Domingos Zanette

Finalizamos os trabalhos com o plantio de oito mudas de árvores nativas (4 Araucaria angustifolia, 2 Eugenia uniflora, 2 Eugenia sp.) no Parque Domingos Zanette em Santa Terezinha, junto às nascentes recuperadas. Um belo trabalho das voluntárias unileiras! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

Ação educativa em colégios rurais

Colégio La Salle e o Teko Ñemoingo

Nicole e Nathalia realizaram duas intervenções didáticas em escolas de Santa Rosa, no município de São Miguel do Iguaçu. As escolas municipais estão próximas uma da outra em áreas vizinhas ao Lago de Itaipu. A equipe Yporã foi recebida com muito carinho pelas integrantes de ambas comunidades escolares — com ‘Guten Morgen’ em uma e ‘Maitei’ na outra — e as atividades foram um sucesso. Os participantes — alunas/os entre 7 e 10 anos de idade — se envolveram com atenção nas dinâmicas e aprenderam, entre outras coisas, sobre a importância de separar o lixo e de como fazê-lo levando em conta os processos de coleta e reciclagem, que envolvem diferentes cores segundo a natureza do material descartado. 

Segunda ação de campo 

No 4 de março foi a segunda ação de campo do projeto na praia de Santa Terezinha de Itaipu. Um total de 7 pessoas de diversos cursos da UNILA dedicou-se a recolher os residuos localizados no entorno da praia. Em algumas horas de trabalho, a equipe recolheu um total de 10.1kg de detritos poluentes, que foram separados por material (plásticos, latas e ‘outros’) e devidamente depositados nas lixeiras apropriadas, presentes no local.
A próxima ação de campo será em Foz do Iguaçu, fique ligado que em breve estaremos dando mais informações.

Você sabia?

Você sabe quanto tempo leva para o lixo se degradar no mar?


Os plásticos de um só uso (que são a metade do plástico que utilizamos por ano) têm uma vida útil média de 12 a 15 minutos mas podem demorar até 500 anos para desaparecer, isso é muito, né?
Entre os resíduos mais comuns que encontramos no mar estão as garrafas plásticas, que levam até 500 anos para se decompor; talheres de uso único, que não desaparecerão por mais 400 anos; sacolas plásticas, que levam cerca de 20 anos ou um simples cigarro, lixo bastante comum nas praias, ficam na água por até 5 anos.
Agora que vc sabe, mantenha as praias limpas para a sua e para as próximas gerações 😉🌊
Faça sua parte!

🚮Lembre-se: recolha seu lixo e descarte em uma lixeira

Primeira ação de campo do projeto.

Um total de 15 pessoas, representando diversos cursos da UNILA (a saber: Ciências Biológicas, Arquitetura, Biotecnologia, Desenvolvimento Rural, Mediação, Letras, Administração Pública e Engenharia de Recursos Renováveis), dedicou um de seus dias de descanso e/ou estudo a ajudar a tornar mais limpa a praia de Santa Terezinha de Itaipu. O terminal turístico é, comparativamente, um lugar onde se vê pouco lixo, já que a prefeitura municipal faz um bom serviço de coleta e busca conscientizar a população por meio de diversas placas explicativas; mesmo assim, em algumas horas de trabalho sob o sol do verão, a equipe recolheu um total de 11.4kg de detritos poluentes, que foram separados por material (plásticos, latas e ‘outros’) e devidamente depositados nas lixeiras apropriadas, presentes no local. Chamou a atenção das participantes o fato de que grande parte do lixo correspondia a latas de cerveja ou tampinhas de garrafas — na maioria dos casos jazendo ao redor de quiosques e a escassos metros das lixeiras. O Yporã também pretende plantar ao menos oito mudas de árvores nativas no terreno da praia — cuja autorização necessária espera obter nos próximos dias.
Parabéns às voluntárias/os! Que seu exemplo possa conscientizar as pessoas!