...

Sobre

Uma universidade para a América Latina e o Caribe

Fundada em 2010, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) é uma universidade brasileira, pública e gratuita, com caráter internacional. Sua missão é contribuir para a integração latino-americana por meio do conhecimento compartilhado e da cooperação solidária. 

Um dos principais fatores que configuram o caráter internacional e intercultural da UNILA é a formação do seu corpo discente e docente, composto parcialmente por estudantes e professores oriundos de outros países da América Latina e do Caribe, além do Brasil. A UNILA tem como objetivo “formar recursos humanos aptos a contribuir com a integração latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no Mercado Comum do Sul (Mercosul)”. 

Outro diferencial da UNILA que reafirma o seu caráter internacional é o olhar voltado às grandes questões latino-americanas e caribenhas. Todos os cursos, incluindo projetos de extensão e pesquisa, são desenvolvidos visando à formação de profissionais e pesquisadores com amplo conhecimento sobre a realidade do continente, para que, no futuro, os egressos possam contribuir dentro de sua área de atuação, propondo soluções aos problemas encontrados nos mais diversos países da América Latina e Caribe.

O projeto latino-americanista da UNILA encontra respaldo na Constituição Federal do Brasil, no Art. 4º, Parágrafo Único: “A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações” (BRASIL, 1988). Assim, a UNILA nasce com uma clara missão internacional: a de construir caminhos da integração pela via do conhecimento, considerando as especificidades e necessidades latino-americanas e caribenhas. 

UNILA: Uma universidade federal, internacional, gratuita e de qualidade”
A UNILA está localizada na Fronteira Trinacional formada por Argentina, Brasil e Paraguai. Uma região que tem um acelerado processo de integração econômica, cultural e demográfica.

Lista elaborada pela Coordenadoria de Informação e Regulação Institucionais (CIRI), com base no Censo da Educação Superior de 2023

Logomarca do portal

A logomarca do Portal foi criada pensando nas referências territoriais que impulsionam a UNILA como uma política de internacionalização e integração regional pela educação.

A principal delas é a sua localização, o território da fronteira trinacional. Foz do Iguaçu – local onde estão situadas as unidades da UNILA – é uma cidade que faz fronteira com Ciudad del Este, no Paraguai, e Puerto Iguazú, na Argentina, sendo estratégica para a vocação internacional da UNILA, porque conecta, além dos três países, povos de diferentes partes do mundo. Assim, o território fronteiriço muito contribui para a missão institucional e a vocação internacional da Universidade e, por isso, é a principal referência desta logomarca, sendo a união dos três países representada pelo triângulo.

A forma vazada do triângulo remete às estruturas de aço/ferro das grandes obras que existem na fronteira, como as pontes, que contribuem para o fluxo de pessoas entre os países. As asinhas nas laterais do triângulo buscam significar que a vocação internacional da UNILA é impulsionada pelo seu território fronteiriço, mas que não está limitada a ele, visto que se estende para outros lugares da América Latina e do Caribe. A paleta de cores é a conexão do novo Portal com a UNILA, extraída da sua própria identidade visual, que pode ser consultada aqui.

Política de internacionalização

A Política de Internacionalização da UNILA foi aprovada por meio da Resolução CONSUN nº 05, de 8 de abril de 2019, como um instrumento para estar capilarizado, alcançando todas as unidades pedagógicas e administrativas que compõem a comunidade acadêmica da instituição.

A UNILA teve o desafio de elaborar uma versão própria de seu projeto de internacionalização, armada sobre as suas necessidades constitutivas, desde sua matriz, e guiada por um sentido de internacionalização advindo da sua própria missão institucional, ligada à integração latino-americana e com um profundo papel social transformador. 

A Política de Internacionalização da UNILA visa promover um processo de internacionalização próprio, solidário e horizontal e cuja base esteja previamente elaborada através da interseccionalidade entre os âmbitos que compõem sua realidade específica, a saber: Documentos Fundacionais da UNILA; Comunidade Acadêmica; Localização de Fronteira; e Bilinguismo e Diversidade Linguística, buscando ratificar práticas e procedimentos que vêm sendo elaborados e discutidos pela comunidade acadêmica. 

A Política compreende que os modelos de internacionalização hegemônicos – que outorgam às Instituições de Ensino Superior um valor econômico em detrimento de um valor social – não respondem ou atendem às demandas específicas, locais e regionais da UNILA. Portanto, o objetivo deste documento é estabelecer uma política de internacionalização solidária e horizontal para a UNILA, que considere seu compromisso com as demandas sócio-históricas, além de sua inserção local e regional, consolidando, assim, as diretrizes matriciais da instituição: a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, confluentes com a pluriculturalidade, o bilinguismo e a interdisciplinaridade, que são os três pilares da nossa universidade.

Conheça também a Política Linguística da UNILA, que busca fortalecê-la como uma universidade diferenciada, sobretudo com a valorização da diversidade linguística que habita e vitaliza o continente. 

Mapa de discentes na Universidade

A UNILA já nasceu internacionalizada, com a missão e com o nome ‘Integração Latino-Americana’. Tentamos unir, no nosso fazer cotidiano, vários verbos que teoricamente podem não estar no mesmo vocabulário, mas que aqui temos de unir: internacionalizar, integrar, democratizar e incluir.

Diana Araujo Pereira,
reitora da UNILA

Além da riqueza e da diversidade cultural de uma universidade formada por pessoas de mais de 30 países, a internacionalização que a instituição busca está voltada para a América Latina e o Caribe, com o compromisso de atuação no território.

Em razão da missão da UNILA, de integração entre os povos, e também por sua localização privilegiada, na região da Fronteira Trinacional entre Brasil, Argentina e Paraguai, a abrangência da Universidade cresce ano após ano.

A comunidade acadêmica da UNILA é formada atualmente por pessoas de todo o mundo.

unila em destaque

Unila em destaque

 

 

Com a finalidade de disponibilizar os principais indicadores referentes a essa atuação da UNILA no território local, fronteiriço e internacional, pontuando a colaboração da Universidade para a integração latino-americana, é que este relatório disponibiliza dados que ilustram as ações da UNILA nos seguintes eixos: Ensino e Formação; Pesquisa; Extensão; Publicações; Internacionalização; Diversidade e Interculturalidade; Eventos Institucionais; Universidade, Sociedade e Desenvolvimento; e Infraestrutura. Cada eixo apresenta indicadores com dados que ilustram os resultados e impactos oriundos de ações acadêmicas e administrativas estratégicas e de políticas institucionais estabelecidas para fomentar uma universidade pública voltada para toda a América Latina.

Elaborado pela Secretaria de Comunicação da UNILA (SECOM), em colaboração com outras macrounidades da instituição, este relatório buscou trazer indicadores que, além de serem demonstrativos da atuação da Universidade, representam os princípios que norteiam a missão institucional da UNILA, tais como diversidade, internacionalização, sustentabilidade, inclusão, qualidade e abrangência do ensino, pesquisa e extensão, inovação, desenvolvimento local, difusão cultural e integração regional. O Relatório “UNILA Em Destaque” possui periodicidade anual e faz uso de metodologias de pesquisa qualitativas e quantitativas. Esta edição apresenta dados, em sua maioria, referentes ao ano de 2023.