Redes e parcerias internacionais
A UNILA, desde sua criação, reconhece a importância das redes e da cooperação internacional para o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas e para alcançar um nível de qualidade nas ações de ensino, pesquisa e extensão. Por isso, faz parte da Unión de Universidades de América Latina y el Caribe (UDUALC), do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO) e da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI).
Essas redes são espaços para discussão da educação em nível internacional, promoção de cooperação e de mobilidade acadêmica, e também possuem um caráter de inserção da Universidade no debate sobre desenvolvimento regional.
Em 2024, a UNILA passou a fazer parte da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM), importante rede composta por universidades da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, que a partir de uma série de estratégias busca contribuir para o fortalecimento da formação crítica, a pesquisa e a gestão, de forma integrada com o desenvolvimento da população da região.
Neste mesmo ano, a UNILA também ingressou e contribuiu para a criação da Rede de Universidades de Fronteiras (Unifronteiras), com o objetivo de promover a internacionalização e buscar soluções para os desafios nas regiões de fronteira, promovendo a interculturalidade, o plurilinguismo e a integração regional.
principais redes
As redes abaixo descritas são formadas a partir de protocolos institucionais e abrangem a Universidade como um todo, podendo incidir tanto sobre ações acadêmicas quanto administrativas. Além dessas redes institucionalizadas, a comunidade universitária estabelece ainda uma variedade de colaborações internacionais por meio de grupos e projetos de extensão e pesquisa.
UDUALC - Unión de Universidades de América Latina y el Caribe
A União de Universidades da América Latina e do Caribe é a maior, mais antiga e mais consolidada rede de Instituições de Ensino Superior na região. É endossada pela UNESCO como órgão consultivo e de assessoramento. Reúne universidades e instituições de ensino superior de seis regiões: Andina, América Central, Caribe, Cone Sul, México e o Brasil.
Unifronteiras - Rede de Universidades de Fronteiras
A Unifronteiras reúne instituições de ensino superior e centros de pesquisa localizados em regiões de fronteira, com o propósito de articular ações conjuntas voltadas para o desenvolvimento de políticas públicas, visando promover a interculturalidade, o plurilinguismo e a integração regional. A iniciativa busca, ainda, enfrentar os desafios educacionais e socioeconômicos enfrentados por essas regiões, por meio de ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação.
AUGM - Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu
A Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) é uma Rede de Universidades públicas, autônomas e autogovernadas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai que, por suas semelhanças, compartilham suas vocações, seu caráter público, suas semelhanças nas estruturas acadêmicas e na equivalência dos seus níveis de serviço; características que os colocam em condições de desenvolver atividades de cooperação com certas perspectivas de viabilidade.
CLACSO - Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales
El Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO) es una institución internacional no-gubernamental con status asociativo en la UNESCO. Actualmente, reúne 937 centros de investigación y posgrado en el campo de las ciencias sociales y las humanidades en 56 países de América Latina, el Caribe y otros continentes.
FAUBAI - Associação Brasileira de Educação Internacional
A FAUBAI – Associação Brasileira de Educação Internacional reúne gestores e responsáveis de assuntos internacionais de instituições de ensino superior brasileiras. Conta com mais de 200 Instituições Associadas, públicas e privadas, de todos os tipos de IES e regiões do Brasil.
Parcerias internacionais vigentes
A UNILA possui como missão institucional a incumbência de contribuir com a integração latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural. Nesse sentido, os convênios e acordos são importantes instrumentos para efetivar parcerias acadêmicas e institucionais, fortalecendo as redes de cooperação necessárias para a consolidação de uma Universidade tão inovadora como é a UNILA.