...

Graduação

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) é uma universidade pública e gratuita, localizada em Foz do Iguaçu (PR).

Somente na Graduação, a UNILA oferta 29 cursos, em diversas áreas do conhecimento. 

A seleção ocorre uma vez por ano, portanto, para ser um estudante da UNILA, você deve se atentar às diferentes formas de ingresso e seus respectivos calendários.

Ingresso regular - Estudantes Brasileiros

Os estudantes brasileiros são selecionados, para 28 cursos de graduação, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), com base na nota do Enem. 

O único curso que não utiliza o SiSU é Música, que tem seleção própria – porém, também com base na nota do Enem.

Os estudantes internacionais são selecionados, anualmente, através do Processo Seletivo Internacional (PSI).

O PSI não tem provas e leva em conta o histórico escolar do candidato.

Anualmente, a UNILA abre seleção para estudantes indígenas residentes no Brasil e em outros países da América Latina.

Uma vez por ano, a UNILA abre vagas para estudantes com status de refugiados ou portadores de visto humanitário.

Confira também os processos seletivos para preenchimento de vagas.

Ingresso para preenchimento de vagas remanescentes

O processo seletivo de Vagas Remanescentes ocorre após as seleções regulares e depende do número de vagas que possam vir a sobrar em cada curso de graduação. 

Nesta modalidade de ingresso, incluem-se:

  • Discentes já matriculados na UNILA que querem mudar de curso, através da reopção;
  • Discentes com matrículas canceladas na UNILA que desejam retornar aos estudos, através do reingresso;
  • Discentes que tenham matrículas ativas em outra instituição de ensino superior (pública ou privada, do Brasil ou do exterior) e desejam migrar para a UNILA, através da transferência; e 
  • Pessoas que já possuem uma graduação (com a titulação de bacharel ou licenciado) e queiram cursar uma nova carreira, inscrevendo-se como Portador de Diploma.

É um novo formato de processo seletivo, lançado em 2023 pela UNILA, que simplifica o acesso à Universidade e foca na comunidade local. É um facilitador para o ingresso não só do estudante recém-saído do ensino médio, mas também daqueles que já estão fora da escola há algum tempo.

Podem participar brasileiros e pessoas de outros países residentes na região transfronteiriça.

cursos

Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História - ILAACH

Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana

Está focado na formação de profissionais e pesquisadores atentos às temáticas relativas aos processos de dependência e da história colonial, à teoria pós-colonial, à exclusão decorrente das hierarquias sociais, aos movimentos sociais e aos processos de cidadania.

Cinema e Audiovisual

Contempla em seu currículo os pilares para o desenvolvimento de pesquisas na área e para estudos em distintos setores e fases do audiovisual, como a produção, realização, distribuição, pós-produção, exibição, preservação, economia do audiovisual, bem como as políticas públicas orientadas à produção audiovisual.

História - Licenciatura

Procura aliar diversos aspectos que são complementares para a formação acadêmica e prática dos estudantes, em uma perspectiva original de projeção latino-americana.

História - América Latina

Possibilita uma narrativa histórica inovadora, com ênfase no contexto latino-americano, em vez da tradicional visão europeia do continente. Dessa forma, o curso diferencia-se por valorizar as bases políticas , filosóficas, técnico-científicas, culturais e identitárias indígenas, africanas e asiáticas da história da América Latina, também presentes no Caribe e no norte do continente americano.

Mediação Cultural – Artes e Letras

Alia uma formação interdisciplinar das áreas de linguística, literatura e tradução ao campo das artes visuais e da performance, a fim de propor um novo perfil de egresso, que contemple a contemporaneidade dada pelo dinamismo entre diferentes suportes da arte.

Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras

Visa formar professores de espanhol e de português como idiomas estrangeiros, e também professores de literatura latino-americana. A proposta é que o profissional formado atue tanto no ensino básico quanto em cursos livres, em instituições de ensino do Brasil e dos demais países da América Latina.

Música

Oferece três especializações: Práticas interpretativas, Criação musical e Pesquisa em música. Além das disciplinas específicas, o curso oferece um conjunto de disciplinas básicas comuns a todas as ênfases, incluindo harmonia, contraponto, história da música, improvisação, arranjo e prática de conjunto.

Instituto Latino-Americano de Ciências da Vida e da Natureza - ILACVN

Biotecnologia

Proporciona ao aluno uma sólida formação interdisciplinar, tendo como eixo norteador a biotecnologia no Brasil e na América Latina e Caribe.

Ciências Biológicas – Ecologia e Biodiversidade

Promove ao aluno uma sólida formação disciplinar e oferece oportunidades para a prática da interdisciplinaridade, práticas em campo e experiência no mercado de trabalho.

Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química

Objetiva formar profissionais aptos para atuarem na docência do ensino básico e preparados para compreenderem a realidade social na qual está inserida a escola em que atuam. Também visa formar profissionais preparados para adaptarem sua formação diante das rápidas transformações da sociedade, bem como para abordarem a cultura científica como eixo transversal.

Engenharia Física

Busca formar engenheiros capazes de projetar, inovar e desenvolver tecnologias na área de instrumentação científica e/ou industrial.

Matemática – Licenciatura

O curso possui matriz curricular composta por disciplinas de matemática, educação, estatística e física, buscando, de forma integrada, formar o profissional que poderá atuar como professor do Ensino Fundamental (anos finais) e do Ensino Médio.

Medicina

Formação de médicos para adequado atendimento ao ser humano, na perspectiva da integralidade do cuidado aos indivíduos e comunidades, no âmbito brasileiro e latino-americano, comprometida com as Diretrizes Curriculares Nacionais.

Química – Licenciatura

Busca formar profissionais aptos a integrar o processo de Educação Básica de maneira responsável, com participação ativa no desenvolvimento de processos pedagógicos relacionados ao conhecimento químico.

Saúde Coletiva

Baseia-se em um modelo pedagógico integrador, que articula conteúdos de cada eixo da estrutura curricular e forma um profissional com condições para compreender situações de saúde em diversas abordagens, privilegiando a promoção da saúde e não somente o tratamento de doenças.

Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política - ILAESP

Administração Pública e Políticas Públicas

Objetiva formar gestores e analistas de políticas públicas para atuarem em diversos setores da administração pública, no terceiro setor e nas interfaces do setor privado com o setor público, em particular na área de planejamento, orçamento e gestão, desenho, formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas.

Ciência Política e Sociologia

Estrutura-se a partir de três eixos: teórico-conceitual, metodológico e analítico. Esses eixos possibilitam a apresentação das principais escolas de pensamento, teorias e paradigmas das Ciências Sociais e uma formação diferenciada, atenta aos problemas sociais e políticos da América Latina.

Ciências Econômicas – Economia, Integração e Desenvolvimento

Possui um caráter diferenciado porque, de acordo com as prioridades acadêmicas e de pesquisa, elege a integração da América Latina e do Caribe, bem como o desenvolvimento dessas regiões, como tema estruturante de suas disciplinas optativas e de suas atividades complementares e de pesquisa.

Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar

Estrutura-se a partir de uma perspectiva interdisciplinar, inter-relacionando conhecimentos científicos, técnicos e saberes, visando à construção de processos e interações socioculturais, socioeconômicas e socioambientais.

Filosofia - Licenciatura

Formação de professores pesquisadores aptos a lecionar na educação básica, sobretudo no ensino médio. Tem como uma de suas metas a preparação do formando para a docência e para a pesquisa na área de Filosofia.

Relações Internacionais e Integração

O curso prepara o aluno não só para compreender a complexidade do mundo, mas também para fazer com que o estudante tenha a preocupação de contribuir significativamente para o avanço da integração latino-americana.

Serviço Social

Possibilita ao estudante o instrumental necessário para pensar criticamente a realidade social, por meio de disciplinas específicas voltadas para a atuação do assistente social, bem como conteúdos e saberes que contribuam para a compreensão das relações sociais, políticas, culturais e étnico-raciais da vida em sociedade, prezando sempre pela não fragmentação do conhecimento.

Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território - ILATIT

Arquitetura e Urbanismo

Busca formar profissionais bilíngues e capacitados para melhorar a qualidade do espaço brasileiro e latino-americano construído e habitado.

Engenharia Civil de Infraestrutura

Formação de profissionais tecnicamente qualificados para planejar, implantar e administrar projetos de infraestrutura habitacional, de transportes, de saneamento, entre outros, que se integrem ao contexto social e econômico regional, latino-americano e caribenho.

Engenharia de Energia

A formação contempla e estabelece um equilíbrio entre os conhecimentos teóricos e práticos, com ênfase nas energias renováveis, além de conteúdos de ordem social, ambiental, linguística e econômica.

Engenharia de Materiais

Formação de engenheiros com perfil para atuar na gestão, supervisão e orientação técnica de projetos e processos de produção, transformação e uso dos materiais.

Engenharia Química

Área envolvida com o processo em que as matérias-primas sofrem modificações na sua composição, em seu conteúdo energético ou estado físico, para obtenção de produtos que atendam a determinado fim.

Geografia - Bacharelado

Formação de profissionais habilitados para a compreensão da dinâmica territorial, em especial da América Latina, e capacitá-los para a análise das recentes transformações da região e suas inter-relações com a sociedade, o meio natural, a economia e a cultura.

Geografia - Licenciatura

Formação docente pautada na compreensão das dinâmicas territoriais que constituem o mundo contemporâneo, possibilitando a formação de profissionais licenciados capazes de atuar de forma crítica, a partir de uma postura investigativa e analítica, como professor na Educação Básica.