III Colóquio Internacional de Cinema e História
A comissão organizadora do III Colóquio Internacional de Cinema e História abriu chamada aos pesquisadores, alunos de pós-graduação e pós-doutorandos que desenvolvam trabalhos sobre as relações entre o audiovisual e a história a enviarem propostas de comunicações a serem apresentadas no evento, que ocorreu entre os dias 4 a 7 de dezembro de 2018 na Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), em Foz do Iguaçu. Em 2018, o Colóquio é organizado por meio de uma parceria entre os Grupos de Pesquisa CNPq “História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação” (ECA-USP), que realizou as duas primeiras edições, e “Núcleo de Arte e Tecnologia Latino-americano” (NATLA) da UNILA.
Assim como nos Colóquios anteriores, o objetivo foi promover o debate sobre metodologias de estudo que combinem a análise estética das obras audiovisuais com preocupações historiográficas, considerando o objeto fílmico em seu potencial como fonte para o conhecimento histórico. Nesse sentido, os resumos das comunicações propostas deveriam preferivelmente ser dirigidos a uma das quatro linhas de pesquisa elencadas a seguir, que sintetizam eixos de análise que vêm sendo desenvolvidos nos estudos dessas relações:
1. A representação da história no cinema
Espaço aberto a comunicações que se ocupem de analisar filmes e questões ligadas às representações do tempo passado no cinema de ficção e documental, bem como produções que pretendam constituir uma narrativa sobre determinado período ou evento histórico.
2. Pesquisa histórica e análise fílmica: confluências
Linha de pesquisa que recorre à análise fílmica como principal método para se constituir um conhecimento histórico sobre determinado período ou evento. Abriga trabalhos que considerem o filme, em suas especificidades estéticas, como uma fonte primária, articulando-o a outras fontes documentais de época e historiográficas. Também abriga propostas que se dediquem a encontrar diálogos entre filmes e os projetos historiográficos que os sustentam.
3. Cinema, arquivos e regimes de historicidade
Abriga comunicações que tenham a questão do arquivo como um ponto central da análise, articulando-a com o objeto fílmico. A linha de pesquisa está aberta a trabalhos que se dediquem a arquivos e fundos cinematográficos (cinematecas, coleções etc.); que abordem um tema ou período da história do cinema a partir de pesquisa em acervos; ou ainda que se ocupem de analisar filmes compostos de material de arquivo.
4. História e historiografia do Cinema
Recebe trabalhos dedicados aos métodos e tendências historiográficas da história do cinema. Nesta linha se encontram comunicações que apresentem como o cinema (ou determinada cinematografia) foi estudado ao longo do tempo; a relação entre a história do cinema e a macro-história; os paradigmas metodológicos e as guinadas que marcaram os textos acadêmicos sobre cinema; entre outras questões ligadas à teoria e à historiografia do cinema.