FORCINE XIII

Sobre evento

Entre os dias 20 e 23 de setembro de 2017, será realizado o XIII Congresso FORCINE – Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual, na cidade de Foz do Iguaçu, PR, com o eixo temático “Fronteira: Limites e permeabilidades”. O evento reunirá professores, estudantes, gestores públicos, pesquisadores e profissionais da área do Brasil e da América Latina para debater os desafios e oportunidades do setor do audiovisual em seus diálogos com o ensino. O encontro também busca compreender quais são as dificuldades/fronteiras encontradas pelas escolas de cinema e audiovisual em seus diálogos com o(s) mercado (s). Ao longo desses quatro dias de congresso, também estão previstas mostras de filmes de escolas de cinema e audiovisual.

A escolha da Unila (Universidade Federal de Integração Latino-Americana) como local da realização do congresso dialoga com o eixo temático do evento. A universidade se encontra em um território de fronteiras entre Brasil, Argentina e Paraguai, o que possibilita intercâmbios culturais, expansão dos limites territoriais e integração com países vizinhos, tanto em suas particularidades como em suas práticas no campo do Cinema e Audiovisual no Brasil e na América Latina.

Nesse período de quatro dias do congresso do FORCINE, os participantes terão um espaço dedicado ao relacionamento com instituições de ensino, agentes de mercado e gestores públicos, reunidos em mesas de debates e Grupos de Trabalho (GTs).  Tais debates serão matérias para a criação da publicação de textos da edição 2017 do Cadernos FORCINE Digital, que também terá contribuições posteriores de artigos, ensaios, entrevistas e relatos de experiências  no campo acadêmico e mercadológico em torno do eixo temático. O evento contará ainda, com exibição de obras audiovisuais produzidas por instituições de ensino de cinema e audiovisual, alocadas nos seguintes programas: Vencedores do I Festival de Brasília do Cinema Universitário; 4ª Mostra FEISAL (Federación de Escuelas de Imagen y el Sonido de América Latina); Les Ateliers Varant (escola criada na França por Jean Rouch e filiada ao CILECT – Centre International de Liaison des Ecoles de Cinéma et de Télévision) e Cinema de Animação da UFPEL (Universidade Federal de Pelotas, escola filiada ao FORCINE).

Compartilhar evento