-
Afogamento
INFORMAÇÕES GERAIS Definição – Afogamento não fatal geralmente é definido como sobrevivência, pelo menos temporariamente, após asfixia por submersão em meio líquido ou após um período de asfixia secundária ao laringoespasmo. De acordo com as diretrizes de Utstein, afogamento refere-se a: “um processo que resulta em insuficiência respiratória primária por submersão ou imersão em um…
-
Hemorragia digestiva baixa (HDB) aguda em adultos
INFORMAÇÕES GERAIS Definição – O sangramento retal é o principal sinal de hemorragia digestiva baixa (GI) aguda, sendo caracterizada como perda de sangue de início recente com origem no cólon. As causas de hemorragia digestiva baixa aguda, podem ser agrupadas em várias categorias: anatômicas (diverticulose), vasculares (angiodisplasia, isquêmica, induzida por radiação), inflamatórias (infecciosas, doenças inflamatórias…
-
Tosse
INFORMAÇÕES GERAIS Definição – A tosse é uma contração espasmódica, repentina e vigorosa do aparelho respiratório, sendo um mecanismo natural que surge como consequência de um processo irritativo das vias aéreas. A tosse ocorre através de um complexo arco reflexo e seus receptores mecânicos são estimulados por gatilho. Receptores químicos especializados sensíveis ao ácido, frio, calor,…
-
Tontura / vertigem
INFORMAÇÕES GERAIS Definição – “Tontura” é um termo inespecífico frequentemente usado pelos pacientes para descrever um grupo de sintomas. Os distúrbios mais comuns agrupados sob este termo incluem vertigem, “tonturas” inespecíficas, desequilíbrio e pré-síncope. O primeiro passo na avaliação é enquadrar o paciente com sintomas típicos em uma dessas categorias. Aproximadamente 40% dos pacientes apresentam…
-
Taquiarritmias
INFORMAÇÕES GERAIS Definição – As taquiarritmias são definidas como ritmos cardíacos anormais, com frequência ventricular de = OU >100 bpm. São frequentemente sintomáticas e muitas vezes resultam em pacientes que procuram atendimento no consultório ou no pronto-socorro. Os sinais e sintomas relacionados à taquiarritmia podem incluir choque, hipotensão, insuficiência cardíaca, falta de ar, dor torácica,…
-
Síncope
INFORMAÇÕES GERAIS Definição – A síncope é uma perda transitória da consciência associada à perda do tônus postural, seguida rapidamente por um retorno espontâneo à função neurológica basal, sem necessidade de esforços de ressuscitação. A síncope pode ser causada por condições benignas ou com risco de vida e é uma razão relativamente comum de apresentação…
-
Paciente séptico / sepse
INFORMAÇÕES GERAIS Definição – A sepse é definida como uma disfunção orgânica ameaçadora à vida causada por uma resposta sistêmica desregulada do hospedeiro frente a uma infecção. A síndrome existe em um continuum de gravidade que varia desde infecção (invasão de tecido estéril por organismos) e bacteremia (bactérias no sangue) até sepse e choque séptico,…
-
Retenção urinária aguda
INFORMAÇÕES GERAIS Definição – A retenção urinária aguda (RUA) é a incapacidade de urinar voluntariamente e é a emergência urológica mais comum. Nos homens, a RUA é mais frequentemente secundária à hiperplasia prostática benigna (HPB). A RUA é rara em mulheres. Uma variedade de mecanismos fisiopatológicos pode ser responsável pelo desenvolvimento de RUA e vários…
-
Pneumotórax
INFORMAÇÕES GERAIS Definição – Um pneumotórax é um acúmulo de ar no espaço pleural. Um pneumotórax espontâneo é considerado aquele que se apresenta na ausência de um fator externo. As estratégias de manejo do pneumotórax espontâneo primário (PEP; aquele que se apresenta na ausência de doença pulmonar clínica) e pneumotórax espontâneo secundário (PES; aquele que…
-
Perda visual aguda
INFORMAÇÕES GERAIS Definições – A perda visual transitória aguda é definida como um déficit súbito na função visual em um ou ambos os olhos com duração inferior a 24 horas. Por outro lado, a perda visual aguda persistente é definida como aquela com duração de pelo menos 24 horas e normalmente não é causada por…