3ª Edição

Aconte-C – Outubro Rosa

Prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

O Aconte-C desse mês irá tratar o Outubro Rosa, essa campanha é uma iniciativa internacional que surgiu no ano 1990, nos Estados Unidos,  com o objetivo de promover e intensificar ações preventivas contra o câncer de colo uterino e de mama. Nesse mês, são desenvolvidas várias ações voltadas para a saúde da mulher. 

De maneira pontual, o bairro Vila C organizou-se em dois dias especiais, sábados (7 e 21 de outubro), das 09h00 às 15h00, chamados de “Dia D  Na Vila C”. Segundo o gerente da UBS da Vila C, Rafael Augusto Ceri, “foram desenvolvidas várias atividades voltadas para o tema do Outubro Rosa”. A questão é lembrar da importância do autocuidado por parte da mulher,  relacionando a assistência e organização dos exames e preparo da prevenção e promoção da saúde com foco no Cuidado da Mulher em relação ao câncer de colo de útero e de mama. 

De maneira geral, as atividades também abordam a importância do cuidado geral da saúde, não só da mulher, mas da promoção de saúde como um todo. A terceira semana de outubro (16) contou com uma equipe 

multidisciplinar que realizou atividades de orientações e roda de conversa em parceria com o conselho  comunitário. Geralmente se utiliza do espaço físico do conselho para desenvolver ações de saúde específicas da enfermagem, com apoio acadêmico foi ensinado às mulheres  como  fazer o autoexame e, também,  foram feitas demonstrações em prótese de mama, sendo passadas as orientações básicas do período e os dias indicados para fazer o teste. A adesão por parte das mulheres foi alta e gerou expectativa pelo momento. 

Dessa forma, Rafael destaca que “tivemos uma servidora nossa que trabalhou aqui em promoção, com muitos anos de sucesso. Ela descobriu uma  forma de lidar nas microáreas, avisando e convidando nas residências. Com a data do convite chegando, lembramos o porque é importantíssimo fazer os exames e também porque que é preconizado o período de minimamente dois em dois anos para haver o rastreio do câncer”. 

Ademais, no mês de outubro, são intensificados e disponibilizados horários especiais com uma abertura maior das agendas para que ocorram as coletas do exame papanicolau e também seja feita a orientação em relação a outros encaminhamentos necessários. As atividades do Outubro Rosa na Vila C Velha ocorreram em duas etapas: inicialmente no início do mês, fazendo a coleta e intensificando na terceira semana de outubro. Em uma semana, houve 54 coletas de exame, tratamentos específicos e também atividades com pessoas que já passaram pelo processo de tratamento de câncer, além de treinamento de estagiários. 

A Agente Comunitária de Saúde (ACS)  Joanna D’Arc afirma que a população aguarda esse momento para a realização das atividades relacionadas à prevenção do câncer, além disso, existe uma orientação, que fica explícita em outubro, de se perguntar nas visitas com ACS sobre os preventivos. As visitas contam com uma relação próxima entre Agente Comunitário de Saúde e usuário do serviço. Além disso, ainda de acordo com Joanna “ao saber que existe uma situação de risco, ocorre a orientação da procura de enfermeira na UBS das 07h00 às 07h30. À tarde a orientação é para a procura da enfermeira das 13h00 às 13h30. Essa visita pode resultar em ida para o médico especialista”. A  campanha ocorreu no dia 7/10 e no dia 22 das 9h00 às 15h15 e contou com grande participação da comunidade.

Reportagem e imagens:

Louveda Markaelle Fleurant 

Leave a Reply