Com nome dedicado ao falecido Marino Braun (1936-2001), o espaço serve como local multifuncional para a comunidade
Todo bairro que se preze precisa ter um espaço de encontro que atraia pessoas de todas as idades, e essa é a definição desse espaço:
História e Homenagem: Marino Braun nasceu na cidade de Cruz Machado – Paraná, chegou em Foz do Iguaçu em 1973. A comunidade decidiu honrar sua memória dando à praça o nome de Tio Marino.
Emenda e Construção: A emenda de execução obrigatória para a construção foi aprovada em 2017 e concluída em 2018 através de esforços das autoridades locais.
Amenidades para a Família: A praça inclui um parquinho, academia ao ar livre, quadra de esportes de areia e mesas de xadrez, sendo um ótimo local para as famílias passarem o tempo juntas.
Eventos Culturais: o local é sede de eventos, como o Festival Gastronômico Cultural Latino-Americano da UNILA, em 2019. Isso demonstra seu papel na promoção da cultura e da sociabilidade da comunidade.
Devido à pandemia Covid-19, a inauguração da praça não pôde ser realizada, destacando os desafios enfrentados durante esse período não só pelos frequentadores da praça como para todo o bairro e toda a cidade.
Elizabeth Braun, filha de Marino Braun e professora no Colégio Estadual Prof. Flavio Warken, em Foz do Iguaçu, descreve em suas próprias palavras o orgulho que tem do pai, e como a “Praça Tio Marino“ se tornou uma representação de um legado de amizade com os moradores do bairro:
“A Praça Marino Braun, localizada na Rua D do bairro da Vila C Velha, foi uma iniciativa do então vereador do bairro Vila C, Adenildo Rodrigues (KAKO) para homenagear uma pessoa que fez parte da história da Vila C, um dos pioneiros da área comercial. Homem humilde de riso fácil, comerciante do ramo de lanchonete, se estabeleceu na Vila no ano de 1977, tendo permanecido por 25 anos no mesmo local. Sua relação com seus clientes era de muita amizade, o que os levava a chamá-lo carinhosamente de Tio Marino, assim acabou se tornando um tio para todas as pessoas com quem convivia.
Marino Braun em sua lanchonete
Era casado com Maria Inacita Braun, com quem teve quatro filhos, que por consequência do trabalho acabaram também se criando no bairro Vila C, sendo que dois deles ainda lá moram. Com certeza grande parte dos barrageiros o conheceram e puderam desfrutar de sua amizade, bem como acabaram passando grande parte das suas vidas na lanchonete, pois era o point da vila na época, um local extremamente agradável e familiar, onde podiam compartilhar bons momentos. Marino faleceu em 19 de novembro de 2001, mas com certeza deixou exemplos de honestidade e humildade não só para os familiares, mas para todos os que o conheceram e tiveram a oportunidade de conviver com ele.
Família Braun
Homenagem justa àquele que dedicou grande parte de sua vida para cuidar do lazer das pessoas, que tiveram a oportunidade de frequentar seu estabelecimento comercial”.
Reportagem:
Luana Souza e Braian Gutierrez
Leave a Reply