4ª Edição

A importância de uma boa nutrição

Projeto promove atividades sobre saúde e alimentação aos alunos de escola municipal da Vila C

Determinados fatores interferem na formação do hábito alimentar saudável na infância, como a influência familiar e da publicidade/mídia, tendo a escola papel fundamental na temática da alimentação e no desenvolvimento de práticas saudáveis de vida. Foi pensando nisso que o o projeto “Alimentação saudável e sustentável e sua influência na qualidade de vida: a importância de uma boa nutrição”, foi desenvolvido na Escola Padre Luigi Salvucci.

O objetivo é explorar o contato dos alunos com alimentos saudáveis, possibilitando a degustação de alimentos oferecidos pela escola, aumentando a preferência das crianças por frutas, legumes e verduras.

A infância é o período em que as preferências alimentares são mais fáceis de moldar, sendo desenvolvidos os hábitos de consumo mantidos ao longo da vida. Ao trazer esta temática, uma vez que a turma do 5° ano está prestes a se despedir da escola, um sementinha é plantada também em outras crianças, sabendo da importância dos alimentos saudáveis e seu ciclo no organismo, os alunos poderão optar por alimentar-se de forma mais assertiva, consumindo alimentos in natura ou minimamente processados, ao invés de processados e ultra processados. Melhor alimentados, sua aprendizagem também evolui, além da prevenção de doenças nutricionais por deficiências vitamínicas, que também afetam o desempenho escolar.

O projeto foi iniciado por meio de uma roda de conversa e exposição do tema para a turma, e a confecção de cartazes. Tendo como norte os tipos de alimentos, o tema dos cartazes foi distribuído da seguinte forma: (a) alimentos in natura; (b) alimentos minimamente processados; (c) alimentos processados; (d) alimentos ultra processados. Os alunos realizaram uma apresentação oral do cartaz em outras turmas.

Para a realização dessa iniciativa, foi convidada a nutricionista Sophia Brandão, que é referência na cidade de Foz do Iguaçu, para tratar de alimentação saudável, que abordou o tema por meio da obra literária “Laura no país das vitaminas”.  Após a realização da atividade, os alunos foram convidados a degustar uma deliciosa salada de frutas. 

A cada semana, a turma realizou atividades desenvolvidas com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre os alimentos e sua importância para a manutenção da saúde, dentre as quais: leitura e interpretação de gráficos, problemas matemáticos envolvendo as quatro operações, cruzadinhas, caça-palavras, pesquisa, produção textual e contação de histórias.

Acerca da atividade prática de semeadura, esta foi realizada em vasos de 300 ml, utilizando sementes de cebolinha e salsinha e, nesta atividade, foram trabalhados os fatores capacidade, peso e quantidade. Os vasinhos produzidos serão entregues aos participantes do projeto, muitos alunos nunca tinham realizado esse tipo de atividade prática.

Dando continuidade ao projeto, a realização da Mostra Pedagógica iniciou com a contação de história do livro “A cesta da dona Maricota” e, na sequência, os alunos explicaram sobre os alimentos e as vitaminas. Na ocasião, cada aluno levou a receita de família ou trabalho de pesquisa escrito e um alimento produzido com a fruta, legume ou verdura sorteada e, ao final, os convidados puderam degustar das receitas. As receitas escritas, trazidas pelos alunos, foram corrigidas e formarão um livro de receitas da turma.

A equipe da escola destacou que a participação de todos os envolvidos foi vital para o sucesso do projeto, que contou com a colaboração mútua entre alunos e idealizadores.  

Reportagem: 

Maria Aparecida dos Santos e Sônia Reis da Silva de Souza

Leave a Reply