Ela acredita que tudo tem um lado positivo, e isso se reflete na forma que ela vê o mundo.
Sarita é ACS na Vila C Nova, e nos conta um pouco sobre o que o bairro tem de interessante a oferecer revelando sua diversidade e beleza:
A Vila C é um bairro maravilhoso, temos alguns problemas pontuais que aos olhos da população são fáceis de se resolver, mas tenho a consciência que se tratando de um município nada é tão fácil de solucionar. Nesse contexto, o ACS tem papel de compartilhar informações do posto de saúde para a comunidade, seja de horários de funcionamento, campanhas, reu- niões, assim como educação em saúde. Ressalta-se que a cada visita existe troca de informações que vai além das informações operacionais, gerando um vínculo entre comunidade e os Agentes de saúde. Sarita informa que na Vila C tem dois postos de saúde que atendem no mínimo 6000 famílias. Logicamente precisaríamos de mais atendimentos, recursos e atenção, trabalhamos com o disponível dentro das possibilidades de atuação.
Nós ACSs contribuímos com a comunidade e saúde através das visitas e da educação em saúde, busca-se trabalhar os hábitos alimentares, na diminuição do uso de cigarros ou até a eliminação do vício. Também promovemos o uso correto das medicações, no auxílio da saúde mental trazendo um pouco de aconchego ouvindo as pessoas e tratando-as com respeito.
Temos uma população grandiosa para somente dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) que vem atendendo em meio período, o que dificulta para a população, já que a grande maioria é trabalhador formal.
Temos locais públicos que já foram reformados várias vezes, devido a vandalismos, como por exemplo: o parque das crianças e a academia da terceira idade. Na Vila C Nova temos dois campos de futebol, associação de moradores e dois clubes de mães que fazem atividades com mulheres e a distribuição semanal de pães e legumes vindo de doações.
Um dos clubes de mães realiza bazar com roupas doadas, essa renda é para aquisição de presentes que são ofertados no dia das crianças.
Mas vamos falar mais coisas boas da nossa Vila! Apesar da distância, somos um dos bairros com mais linhas de ônibus (101, 102, 40 e 320) circulando atualmente. Não houve reajuste dos ônibus desde a pandemia. Em horário de pico normalmente é bem cheio.
A saúde, assim como o transporte, só vai melhorar em uma tarefa conjunta, governo e população. O governo através do gerenciamento das unidades de saúde, quantidade de profissionais de saúde ajustados à necessidade da população e com boas condições de trabalho, campanhas especiais para demandas necessárias.
Sede do Conselho Comunitário da Vila C
A população deve buscar a melhoria da qualidade de vida, seguindo as orientações repassadas pelos profissionais como uso de medicamentos e alimentação, priorizar sua saúde física e mental, participar dos eventos realizados pela unidade, cabe ajustes e otimização das agendas de atendimentos, informação, compreensão e adesão da população quanto à organização. É importante a união das partes para termos uma saúde melhor!
Mas, de todo coração, o melhor da Vila C são os seus moradores, a Vila foi criada para ser moradia de trabalhadores da Itaipu e assim seguimos. Nossa população é muito trabalhadora, batalhadora e tem muito amor pelo bairro. A maioria das pessoas criadas aqui tem lembranças incríveis da infância, brincando na rua, ficavam na rua até tarde e tem muitos amigos, até hoje. Como ACS escuto histórias maravilhosas, hoje em dia vejo que a criação das crianças já acontece de forma diferente, mas como acompanho a rotina de algumas crianças diariamente na saída da escola, vejo muita amizade e carinho entre as filhos, filhas e mães da região.
Reportagem:
Jerry D’Meza e Isaac Vasconcelos
Leave a Reply