2ª Edição

Fala, ACS! – Josimara Barbosa

Josimara Barbosa conta um pouco sobre o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde na Vila C.

O trabalho do Agente Comunitário de Saúde (ACS) é fundamental para que o SUS e as unidades básicas de saúde (UBS) funcionem com sucesso. Vocês, leitor e leitora, sabem o que faz um ACS? O trabalho em uma UBS é importante para o bairro, mas não é só feito dentro dela. O ACS faz boa parte de seu trabalho fora da Unidade e aí está uma das belezas da atividade, levar a saúde, não apenas esperar que a procurem. Trabalhar como Agente Comunitário é realmente trabalhar com saúde de uma comunidade, não vendo apenas doenças, mas sim, cidadãos, seus estilos de vida, suas dores, tristezas e felicidades. 

A atividade do ACS é tão importante que a Política Nacional de Atenção Básica, com a primeira edição publicada em 2006, possui uma seção específica para falar apenas sobre a atribuição desse profissional. Segundo a política, o Agente é fundamental para a implementação da Estratégia de Saúde da Família, exercendo papel de orientar, cadastrar, acompanhar, integrar serviço de saúde-população, promover contato ativo com a população do território. 

Atualmente, na Vila C existem duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) geridas pelo município. Cada uma tem responsabilidades pelos cidadãos dos seus territórios. Para organizar espacialmente as atividades das UBSs, dispuseram cada unidade em uma das  conhecidas regiões do bairro, chamadas de Vila C Nova e Vila C Velha, que contam, respectivamente, no mês de setembro de 2023, com 15 e 19  trabalhadores ativos. 

O relato a seguir foi feito por Josimara Barbosa, Agente Comunitária de Saúde que está há 10 anos na função e atualmente exerce suas atividades na região da Vila C Velha:

Nas visitas periódicas, ganhando a confiança dos moradores, fazemos o cadastro da família entregando uma carteirinha com as informações da residência e do paciente. Sabemos quem mora na casa, quais problemas a família tem de saúde, quais medicamentos usam e se tomam certinho, se estão fazendo acompanhamento na UBS ou em alguma especialidade. Fazemos busca ativa para encontrar o morador que se mudou, entregamos  agendamentos, consultas, exames e orientações quando não é possível estar em contato por telefone. Orientamos sobre horários e funcionamento da UBS (aberta das 07:00 até as 18:00), equipes, agendas de médicos, oferta de preventivo, vacinas. Ajudamos quando precisam na recepção, acolhimento dos pacientes com os grupos de gestantes, idosos, Hiperdia e outros serviços na unidade de saúde do bairro. Alimentamos o sistema de saúde passando as informações de visitas no RP SAÚDE (sistema de informações de saúde do município). Muitas vezes, fazemos o papel de psicólogo e ouvimos problemas de pessoas, que nem são problemas de saúde. Trabalho há 10 anos como ACS  e para mim a melhor parte desse trabalho é quando vou fazer a primeira visita do recém-nascido e vejo como a ajuda e o esforço de todos levaram ao nascimento de um bebê saudável. Existem muitas dificuldades no dia a dia, a falta de uma reorganização de equipes, mapear os bairros e a necessidade de aumentar e se criar novas equipes. Hoje eu fiz uma busca ativa. Veio do hospital Ministro Costa Cavalcanti um pedido para agendar a primeira consulta do recém-nascido, no endereço que a paciente deu, não existia gestante na casa. Chegando na casa fiquei sabendo pelo marido da gestante que eles moram em Santa Terezinha, cidade vizinha, fizeram o pré-natal lá e só vieram para o bebê nascer aqui. Então, orientei a não dar o endereço de parentes porque eles precisam continuar o acompanhamento no lugar onde moram, na UBS onde vão fazer puericultura e testes .

Josimara nos conta que à medida que os anos passam o bairro aumenta, são mais casos, mais pessoas morando na região e que buscam a UBS para atendimento demandando bem mais da equipe. Vale lembrar que cada Agente Comunitário é responsável por uma área geográfica no bairro sendo que essa população acompanhada por ele não deve ultrapassar 750 pessoas. Dia 04 de outubro, vamos comemorar o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde!

Reportagem:
Jerry D’Meza e Isaac Vasconcelos

Leave a Reply