A Gazeta

A Gazeta Popular da Saúde é um jornal comunitário do bairro Vila C, Foz do Iguaçu-PR, produzido por quem mora e trabalha nele, com apoio de estudantes dos cursos de Saúde Coletiva e Medicina e professores/técnicos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, fruto das aulas de Comunicação e Educação em Saúde e de um projeto de extensão iniciado no ano de 2023, com apoio financeiro da PROEX/UNILA e divulgação eletrônica da SECOM/UNILA.

O objetivo é tornar a Gazeta acessível a toda a comunidade iguaçuense, principalmente aos moradores da Vila C, e mostrar para aqueles que frequentam os espaços da Unila como é a história e o cotidiano do bairro, somando os conhecimentos de comunicação aprendidos, aproximando moradores e profissionais de saúde, da educação entre outros, pesquisadores, estudantes e comunidade de forma humana e inclusiva. 
Procuramos temáticas de interesse do público “vilacezense”, muitas vezes ignoradas pela mídia tradicional, para construir um jornal de base popular, que realmente mostre as necessidades de seu grupo e busque apresentar   fatos, curiosidades, informações sobre saúde na sua forma mais ampla de ser. 
A 1ª edição foi construída para falar das origens do bairro, com o apoio da disciplina Práticas Interdisciplinares III, do curso de Saúde Coletiva, para apresentação do projeto aos moradores e início das primeiras entrevistas.
A partir da 2ª edição o jornal está dividido em editorias:
1. Fala, ACS!, 2. A voz do bairro, 3. Unila na Vila, 4. Saúde que cola na escola, 5. Profissão: Saúde, 6. Você sabia? e 7. Aconte-C!
Todos abordando temas relacionados à história, serviços de saúde, alimentação, qualidade de vida, saúde mental, bem-estar, promoção da saúde, problemas e melhorias no bairro, educação sexual, doenças crônicas, além de literatura, música, arte que também fazem saúde, entre outros, de leitura fácil e agradável.
Com a Gazeta, esperamos informar com qualidade, aproximar a comunidade e a universidade e, principalmente, convidar nossos leitores à reflexão sobre esses temas e a participar da construção do jornal enviando sugestões de matérias relacionadas à saúde.

Boa leitura!