VOLUME 1: “Os coletores de tesouros”

VOLUME 2: “Ana Flora em: entre abelhas e flores”

O primeiro volume da Série FanBio, “Os coletores de tesouros”, foi criado pela bióloga Betânia Neves, então uma estudante de graduação em Ciências Biológicas, durante a participação no projeto de extensão:
“Herbário EVB Itinerante: despertar para o ensino e conservação da Flora Regional”, coordenado pela professora Laura Cristina Pires Lima.

O fanzine apresenta a rotina de um herbário através de uma história em quadrinhos. 

“Ana Flora em: entre abelhas e flores”  apresenta para as crianças as abelhas e plantas nativas. O fanzine traz as dúvidas de Ana Flora sobre as abelhas sem ferrão, como a jataí e irapuá. Também mostra as partes de uma flor e a polinização. 

 

VOLUME 3: “Plantas para comer: as aventuras de Liberta e Pânico”

“Plantas para comer: as aventuras de Liberta e Pânico” (Huergo et al., 2021) trata sobre a diversidade de vegetais não convencionais que podemos comer, as Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC).

No fanzine apresenta uma vovó que conta a história de uma abelha que ajuda uma PANC a conhecer sua importância ecológica e na nossa alimentação.

VOLUME 4: “Joana e o jardim encantado”

“Joana e o jardim encantado” traz a importância da alimentação saudável para as crianças. 

A história do fanzine foi inspirada nas crianças das escolas municipais de Foz do Iguaçu, que participaram do projeto de extensão “Promoção de Saúde nas Escolas”. Este projeto teve como objetivo contribuir para a formação integral de crianças, reforçando o conhecimento por meio de atividades lúdicas, que permitem a troca de informações e a construção de estratégias simples, que ajudam a introduzir práticas saudáveis.  

VOLUME 5: “Os contos do Museu: os mistérios da rua Berthasaura”

Na rua da Ana Flora tem um Museu e muitas aventuras podem acontecer. A partir destas aventuras surgem “Os contos no Museu”. 

Neste fanzine, a turminha da Ana Flora vai aprender sobre um dinossauro recentemente descoberto no Paraná, Berthasaura leopoldinae, e sobre a cientista Bertha Maria Júlia Lutz, bióloga homenageada no nome do  gênero deste dinossauro.

VOLUME 6: “Os contos do Museu: a bagunça no tempo geológico”

Este é o segundo fanzine sobre “Os contos no Museu”. Nele, com supervisão do paleontólogo do Museu, as crianças se tornarão super-heróis e super-heroínas com a missão de arrumar o tempo geológico. 

Este fanzine traz informações sobre o tempo geológico, pterossauros e sobre um dos dinossauros mais antigos já descobertos.

VOLUME 7: “Angicos”

 Este fanzine é resultado do projeto de pesquisa “Composição florística das espécies lenhosas das parcelas permanentes do Refúgio Biológico Bela Vista de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil”. O principal objetivo do projeto foi coletar, identificar e incorporar no Herbário Evaldo Buttura (EVB) espécies lenhosas de áreas de floresta do Refúgio Biológico Bela Vista da Itaipu Binacional.

A maior motivação para a produção deste fanzine foi trazer diferenças entre espécies que possuem o mesmo nome popular ou nomes populares com pequenas variações, como o angico. 

VOLUME 8: “As descobertas de Eugenia, a pitanga”

Este fanzine contém o conto, de mesmo nome, selecionado na modalidade “Foz do Iguaçu” do Prêmio Cataratas de Contos e Poesia 2019, realizado pela Prefeitura e Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. Para este fanzine, o conto foi lindamente ilustrado por Julia Gonçalves, estudante do curso de Ciências Biológicas da UNILA.