Estrutura do Bacterioma Residente de Sementes Crioulas e Silvestre de Milho (Zea mays L.) Comparado à variedades melhoradas. (em andamento)
Trabalho de conclusão de curso sob orientação do Prof. Samuel Henrique Kamphorst e coorientação da Profa. Rafaella Costa Bonugli Santos.
O projeto propõe investigar o impacto da domesticação e do melhoramento genético em sementes de milho, com foco na microbiota endofítica, comparando variedades crioulas, silvestres e modernas. A coleta de germoplasma será feita em Anchieta, Santa Catarina, um microcentro de diversidade da espécie. Também será aplicado um questionário aos agricultores para coletar dados sobre o manejo das variedades crioulas, como origem das sementes e práticas agrícolas. As sementes serão desinfestadas e germinadas em condições controladas. O DNA será extraído das radículas e sequenciado com a tecnologia Illumina, focando no gene 16S rRNA para análise da diversidade bacteriana. As análises filogenéticas e de diversidade explorarão a composição bacteriana entre as amostras. Espera-se que o estudo revele maior diversidade bacteriana nas variedades crioulas e silvestres em comparação com as modernas, contribuindo para o avanço científico em biotecnologia agrícola e para o desenvolvimento de estratégias de conservação de recursos genéticos e segurança alimentar.
Isolamento e Cultivo de Procariotos Oxidadores de Amônia a Partir de Amostras do Solo do Parque Nacional do Iguaçu.
Trabalho de Conclusão de Curso sob orientação da Prof. Dr. Rafaella Costa Bonugli Santos.
Visando ampliar o conhecimento sobre a diversidade procariótica e identificar novos isolados com potencial biotecnológico, foram coletadas amostras de solo em diferentes pontos do Parque Nacional do Iguaçu. Utilizando uma estratégia de enriquecimento com posterior cultivo em meio sólido diferenciado à base de agarose e amônia, foram isolados e preservados 16 microrganismos procariotos. A análise filogenética de quatro isolados revelou a presença de quatro espécies de bactérias, pertencentes aos gêneros Cupriavidus e Phreatobacter, microrganismos de difícil isolamento ou pouco conhecidos. Esses resultados demonstram a eficácia da metodologia empregada e a riqueza da biodiversidade microbiana presente no ambiente estudado. Os isolados foram depositados na Coleção de Cultura de Micro-organismos de Importância Biotecnológica e Ambiental da UNILA, tornando-se disponíveis para futuros estudos e aplicações.